sexta-feira, 9 de julho de 2010

Saiba escapar de um ataque cardiaco

 
 
 Viver com saúde também é ter noções de primeiros socorros. É preciso saber identificar se alguém está sofrendo uma parada cardíaca e conhecer alguns procedimentos para realizar até que chegue o socorro. Os problemas cardíacos são a causa principal de mortes. Veja abaixo algumas dicas para ajudar quem está sofrendo um infarto e medidas a serem realizadas se você é o doente em crise.

A doença isquêmica tem sintomas visíveis, por isso as pessoas precisam estar atentas quando o corpo “falar”. A primeira pista de que a pessoa pode estar sofrendo um ataque cardíaco é o grande desconforto causado por uma dor intensa sentida no centro do peito. Outra evidência é a irradiação dessa dor para a mandíbula, pescoço, ombros e braços, principalmente o esquerdo. Podendo vir acompanhado de uma sensação de desmaio, suor excessivo, náusea e falta de ar. Este quadro significa que a situação é grave e a melhor coisa a fazer é ir em busca de ajuda.

Caso você esteja com alguém que apresente esses sintomas por mais de dez minutos, não perca tempo: procure socorro urgente. Enquanto a ajuda médica não vem, é preciso agir e o mais indicado é:
- Tranqüilizar e aquecer a vítima;
- Não dar nada para pessoa ingerir;
- Se a vítima desfalecer, confira se ainda há respiração e pulso. Na falta desses sinais vitais, dê início aos procedimentos de recuperação cardiopulmonar e mantenha até que o socorro chegue.

Já se a vítima for você siga estas dicas: É importante tossir com força, profunda e prolongadamente, várias vezes. Não se esqueça de inspirar antes de tossir. Repita essa seqüência de inspirar/tossir a cada dois segundos, até que chegue algum socorro ou até que o coração volte a funcionar normalmente. Tudo isso é importante porque a inspiração profunda leva oxigênio aos pulmões e a tosse contrai o coração e permite a circulação do sangue. Além disso, a pressão da contração no coração também ajuda a retomar o ritmo normal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário