segunda-feira, 12 de julho de 2010

Língua limpa, hálito fresco

 
 
Segundo o cirurgião dentista Flávio Luposeli, é muito importante cuidar da língua, pois, apesar de existir várias causas para o mau odor oral, é estimado que 90% dos casos de mau hálito são consequência dos restos alimentares “esquecidos” na boca.
 
“Todas aquelas protuberâncias e sulcos da língua são o paraíso para as bactérias e podem estar contribuindo com o seu mau hálito por causa dos gases que são liberados. A língua, bem como os dentes, devem ser constantemente higienizados. A parte dorsal posterior (fundo) da língua da maioria das pessoas têm uma camada de milhões de microorganismos (bactérias e outros)”, afirma o cirurgião. “Raspar a língua pode realmente reduzir o número dessas bactérias e pode ajudar muitas pessoas com mau hálito”, afirma.

Mas qual é a melhor maneira de higienizar a língua?

Os raspadores de língua são eficazes na redução da halitose, pelo menos em curto prazo. Porém, segundo Flavio Luposeli, uma escova dental pode funcionar tão bem quanto o raspador, desde que você se lembre de escovar a parte média e posterior da língua, onde as populações microbianas podem ser especialmente altas. Se você achar que escovar ou raspar a língua provoca ânsia de vômito, ele recomenda que você segure a língua com a mão livre. “Estabilizar um pouco a língua facilita a raspagem ou a escovação da superfície”, afirma.

Embora escovar a língua não tenha um efeito duradouro sobre o mau hálito, esse é um passo importante para manter a boca toda saudável. Dr. Flavio ressalta que o mau hálito pode ser sinal de um problema de saúde, como uma infecção do trato respiratório, sinusite crônica, diabetes, distúrbio gastrintestinal e doenças de fígado ou rins.

A limpeza da língua pode ser feita com a escova dental e da seguinte forma:

1 – coloque a língua para fora o máximo que puder (tente visualizar áreas esbranquiçadas, que são os resíduos)

2 – coloque a escova na parte mais posterior possível da língua (sobre as áreas esbranquiçadas), pressione a escova contra a língua e puxe-a vagarosamente para frente.

3 – repita esta operação até todos os detritos terem sido removidos e depois enxágue a boca. Esta operação pode ser feita durante a escovação dos dentes.

Este procedimento pode ser difícil para pessoas que tem reflexo de restrição, ou seja, sentem náusea quando um objeto é colocado na língua; no entanto, a pessoa se acostuma com o tempo. Repetindo a escovação da língua todos os dias, teremos uma boca mais limpa, saudável e um hálito mais puro.
 
Fonte: Flávio Luposeli – Cirurgião dentista- Reabilitação oral estética.

Um comentário: