segunda-feira, 19 de julho de 2010

Dor no Calcanhar - Conheça a Fasciite plantar



Cerca de 10% da população mundial apresenta a fasciite plantar.

Quem nunca ouviu a expressão “calcanhar de Aquiles”? O que pouca gente sabe é que ela remete ao herói Aquiles que, segundo a mitologia grega, era um homem muito forte, exceto por um ponto fraco: o calcanhar.
Lendas à parte, o certo é que o calcanhar é um ponto muito vulnerável mesmo. Tanto que ele pode ser o local de várias doenças. A mais frequente, sem dúvida nenhuma, é a fasciite plantar. Uma inflamação na camada de tecido mole localizada na região inferior do osso calcâneo e que atinge cerca 10% da população em pelo menos um momento da vida, garantem as pesquisas médicas.

“Essa é a causa mais comum de dor nos pés em adultos. Provavelmente acontece por uma fissura degenerativa mecânica por pressão direta no local durante a marcha ao longo da vida, ou seja, na origem da fáscia, região do calcanhar inferior e medial. É mais comum em pessoas com excesso de peso, atletas, mulheres e em quem tem a pisada pronada (aquela que toca o solo com a parte externa do calcanhar e rola o pé excessivamente para dentro). Existem inúmeras pesquisas demonstrando também haver um encurtamento do tendão da panturrilha como causa da dor”, explica o ortopedista, Vicente Carlos F. Macedo.

Segundo o médico - que atende, em média, dois casos por dia no consultório - a aparição dos sintomas é lenta e não está relacionada a quedas ou torções. O principal sintoma da fasciite plantar é a dor no calcanhar ao andar e ao ficar em pé. Normalmente ocorre ao se levantar e apoiar completamente o pé no chão, pois na posição de descanso, a fáscia está relaxada, porém, ao dar os primeiros passos, ela é alongada. “Para um diagnóstico, o médico perguntará se a parte de baixo do pé ou do calcanhar está sensível e se existe dor ao alongar a sola do pé. Para a confirmação é necessário um exame de raio-X “, afirma Vicente.

O médico garante que a melhor maneira de evitar a dor é usando calçados de boa qualidade e no tamanho apropriado. Essas dicas são ainda mais importantes durante o exercício ou longas caminhadas sobre superfícies duras. Além disso, “o alongamento do tendão calcâneo sempre garante uma boa qualidade de vida e evita recidiva da dor no dia-a-dia”, complementa.

Dicas para tratar o problema:

• Faça compressas de gelo por oito minutos.
• O médico poderá prescrever medicamentos antiinflamatórios para diminuir a dor e a inflamação.
• O uso tênis e palmilhas pode melhorar o amortecimento do pé.

O médico poderá encaminhar o paciente para a fisioterapia, com o objetivo de alongar a fáscia plantar e fortalecer a musculatura da parte inferior da perna, que estabiliza o tornozelo e o calcanhar.

Quando o calcanhar estiver dolorido, o paciente deve descansar o máximo que puder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário