segunda-feira, 12 de julho de 2010

Preste atenção no seu cansaço



“Ainda bem que o dia acabou”, “Ando tão desmotivada”, “Preciso de umas férias”. Quantas vezes você se lamenta assim sem se dar conta do que pode estar por trás disso? A sensação de esgotamento que costuma vir depois de uma atividade mental puxada é uma coisa, por sinal, uma reação absolutamente normal do organismo. Agora outra situação bem diferente é se você está sem energia para realizar as tarefas mais simples e sente uma ansiedade incontrolável para resolvê-las.
 
Viver cansada sem motivo aparente pode ter como causa um forte desgaste emocional. Para manter esse problema longe de você, primeiro leve esses sintomas a sério, e depois, veja como se controlar melhor.

Não piore a situação
 
Um dos sintomas de esgotamento emocional é a musculatura tensa. Na seqüência vem a dificuldade em descansar, o metabolismo alterado e a baixa nas defesas do organismo. Procurar se alimentar direito para manter a saúde em equilíbrio é um bom primeiro passo. Dormir bem é outro ponto importante e, para isso, escolha bem seu colchão, apague as luzes, desligue a TV e evite bebidas e cigarros à noite.

Chore sempre que tiver vontade
 
O choro é um mecanismo natural do organismo para aliviar as tensões. Então, por que na hora H você finge que não está acontecendo nada e segue em frente? Pare de achar que deve agüentar tudo e “abra o berreiro” quando sentir vontade. Os problemas tendem a voltar à sua dimensão normal depois de uma sessão de lágrimas.

Não esquente a cabeça à toa
 
Como uma pessoa que se atreve a fazer uma longa caminhada, sem estar com o condicionamento físico bom para isso, você pode estar se cansando por falta de preparo emocional. Irritar-se com uma mudança na mesa do escritório, ou passar o dia angustiada por causa de uma reunião de condomínio, por exemplo, são sinais de que você está desperdiçando sua energia com bobagens.

Adote atitudes positivas
 
Poupe desgastes organizando sua rotina. Para isso, estabeleça prioridades, pois não adianta achar que você vai conseguir resolver tudo, e seja complacente com seus erros e conflitos. Faça também um esforço sincero para ter pensamentos positivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário