Sim, estão a acabar as férias, o período de relaxamento e bem-estar por excelência. Mas por que não dedicar-se à prática de uma actividade capaz de prolongar essa sensação, e até melhorar a saúde? Pense nisso… Saiba mais sobre o Yoga. [Vídeo]
Não é uma terapia. Muito menos uma ciência médica. Mas há muito que a comunidade científica se tem rendido ao poder do Yoga. É amplamente aceite que essa prática milenar originária da Índia, designada pelos seus praticantes como uma «filosofia de vida», apresenta vários benefícios para a saúde e bem-estar.
Para os leigos, este «sistema de desenvolvimento humano» não parece mais, à primeira vista, do que um conjunto de posições corporais estranhas, mas essas mesmas posições – chamadas ásana – exercitam todas as partes do corpo, alongando, tonificando e fortalecendo músculos, articulações, coluna vertebral e ossos, o que se reflecte positivamente sobre os órgãos internos.
De um modo geral, refere a Associação Lusa de Yoga - ALYO, praticar esta disciplina «confere uma musculatura e uma flexibilidade excepcionais, uma boa forma e resistência invulgar, ajuda a manter um peso saudável e uma silhueta adequada, combate fortemente o stress, proporciona um sono biológico nocturno de máxima qualidade, fortalece o sistema imunitário, actua fortemente sobre o sistema endócrino/hormonal, colocando o praticante num constante pico de juventude e criatividade, e conferindo uma energia excepcional».
No fundo, «o Yoga ensina a manter um emocional positivo e altamente inspirado, colocando o praticante numa situação natural semelhante à experimentada no pós férias - retemperada e vigorosa».
Diana Rodrigues Casales, 24 anos, é instrutora do Yoga pela ALYO – que professa o «Yoga Sámkhya, o Yoga Total, Antigo e Tradicional» (além desta, existem outras Escolas) –, e confirma os benefícios que a prática do Yoga trouxe para a sua vida, desde que, há «cerca de dois anos e meio», decidiu experimentar.
«A primeira aula superou logo as minhas expectativas; comecei a sentir-me diferente. E à medida que o tempo foi passando, os efeitos são vários: sinto maior relaxamento, menos stress, passei a ter sonos biológicos nocturnos muito mais reparadores; nunca mais me aconteceu acordar cansada». Também os seus níveis de concentração – «antes praticamente inexistentes, aumentaram muitíssimo». «Neste momento, consigo ter um ritmo de trabalho que antigamente não era capaz de manter». Diana Casales afirma que as mudanças a nível físico são as que se começam a sentir «mais rapidamente». «A nível muscular, de flexibilidade e resistência, o Yoga potencia benefícios extraordinários. Sempre pratiquei desporto desde criança, e nenhum desporto me fez atingir o nível e a forma física que tenho agora».

Nenhum comentário:
Postar um comentário