quarta-feira, 16 de junho de 2010

Mulheres são mais suscetíveis ao stress do que os homens



As mulheres são duas vezes mais suscetíveis ao stress do que os homens. É o que revela um estudo de neurocientistas americanos. Os pesquisadores tinham como objetivo encontrar fatores biológicos que expliquem por que as mulheres sofrem mais de depressão e males relativos ao stress do que pessoas do sexo masculino.

Eles descobriram que o cérebro feminino é mais sensível ao hormônio CRH, liberador da corticotrofina, uma substância produzida nos momentos de ansiedade e que tem um papel importante na resposta fisiológica ao stress. O organismo feminino não é capaz de lidar satisfatoriamente com níveis elevados de corticotrofina.

A pesquisa dos neurologistas do Hospital Infantil da Filadélfia foi realizada em ratos de laboratório, mas O CRH é conhecido por desempenhar um papel semelhante em todos os mamíferos, inclusive humanos.

"Embora ainda sejam necessárias mais pesquisas para determinar se os resultados são, de fato, válidos para humanos, esse estudo nos ajuda a entender por que as mulheres são duas vezes mais suscetíveis a desenvolverem doenças relacionadas ao stress", explica a neurocientista Rita Valentino, que liderou o estudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário